sábado, 9 de abril de 2011

CONHEÇA UM POUCO DE OSÓRIO, RS

Osório, RS, vista do morro da Bórússia ao cair de mais uma noite.Mirante da Borússia antes do anoitecer. Uma visita obrigatória para os turistas.Serra Geral coberta de mata atlântica, morro da Borússia, vista da estrada do mar.O Parque Eólico mantém intacta toda a fauna e flora dos campos onde se situa. É possível ver o gado pastando ao lado das torres gigantes.Vista de Osório (do alto da rampa de voo livre) com suas lagoas e a serra geral com sua exuberante mata atlântica.Mirante do morro da Borússia, ao entardecer, com sua iluminação acessa.Esse é outro dos 3 Parques Eólicos instalados em Osório, RS.Essa é a rampa (tem 400 m de altura) para voo livre, local excelente para a prática desse esporte radical.Do alto do mirante avistamos um dos 3 Parques Eólicos de Osório, tendo ao fundo a Lagoa dos Barros.Um pedaço da Mata Atântica e mais ao fundo algumas das lagoas de Osório.Vista áerea da cidade de Osório, tendo ao fundo uma das suas 23 lagoas.Olá meus amigos e queridas amigas.

Boa noite.


Hoje precisei ir até a vizinha cidade de Osório buscar os cartões de visita que mandei fazer com meu amigo Amauri e resolvi escrever um pouco sobre os atrativos que os visitantes poderão encontrar nela durante sua viagem de férias.

OSÓRIO, A CAPITAL DOS BONS VENTOS

Reunindo belezas naturais e qualidade de vida, Osório esta localizada entre a Serra Geral (formada por morros cobertos pela exuberante Mata Atlântica) e o Oceano Atlântico, possuindo duas belas praias: Atlântida Sul (a maior) e Mariápolis (a mais arborizada do litoral norte), distantes 22 km da sede do município. Conta com 23 lagoas e uma rede de lagoas interligadas (da Pinguela, do Marcelino, do Peixoto, do Caconde e do Horácio entre outras) e também com a Lagoa dos Barros, a maior da região e que não possui um peixe sequer em suas águas... que mistério), sendo considerada um dos maiores complexos lagunares do Brasil, excelentes para a navegação e a prática de esportes. Além do mar, da serra e das lagoas Osório oferece ainda duas magníficas cascatas naturais: a cascata da Borússia e a cascata de Aguapés, localizadas nos respectivos distritos.





MAIOR PARQUE EÓLICO DA AMÉRICA LATINA

Em operação desde 2006, com suas 75 torres, com 98 metros de altura, o Parque Eólico de Osório (que é subdividido em 3 parques: Osório, Sangradouro e Índios) é o maior fornecedor de energia eólica da América Latina (produzindo 150 MW de energia, suficiente para abastecer cerca de 650 mil famílias por ano) e o segundo do mundo, conseguindo manter intacta toda a fauna e flora dos campos onde se situa. É uma referência Internacional em energia renovável e preservação ambiental.

PARQUE DE RODEIOS

Fundado em 1975 no antigo Jóquei Clube do município e com uma área de 20 hectares arborizada com mata nativa, o Parque Municipal de Rodeios Jorge Dariva é um espaço destinado à realização de grandes eventos culturais ligados às tradições gaúchas, sendo a principal o Rodeio Crioulo Internacional com provas campeiras e apresentações artísticas.

MORRO DA BORÚSSIA

Atualmente com uma via de trânsito totalmente asfaltada e iluminada, o Morro da Borússia mistura a exuberância da serra com a beleza da Mata Atlântica. Antes de chegar até a rampa de voo livre (a prática desse esporte radical é excelente devido aos bons ventos e sua altitude aproximada de 400 metros) o turista pode apreciar as belezas da região parando no Mirante, de onde pode-se avistar com bom tempo, até as praias vizinhas. Os mais radicais podem subir através de uma trilha ecológica que vai da base até o topo do morro.

OUTROS PONTOS TURÍSTICOS

Passando por Osório aproveite para conhecer ainda o Largo dos Estudantes Sônia Chemale, inaugurado em 1996, onde acontece a tradicional Feira do Produtor, o Museu da Via Férrea, inaugurado em 19 de maio de 2008, uma cópia fiel da estação que existia no mesmo local, a Catedral Nossa Senhora da Conceição, a Igreja Nossa Senhora do Caravágio (que em 2001 tornou-se Igreja Matriz), a Biblioteca Pública Municipal Fernandes Bastos, o muro "As Sete Maravilhas de Osório", uma homenagem das Escolas Municipais aos 150 anos de Osório, a Praça da Carretas e o Monumento do Sesquicentenário, inaugurado em 15 de dezembro de 2007. Na sua próxima viagem não esqueça, dê uma paradinha em Ósório.

Um grande abraço a todos e até amanhã se DEUS assim o permitir. FIQUEM COM DEUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR VIAJAREM CONOSCO DE MOTOR HOME.