Boa tarde.
O tio Sady passou bem de ontem para hoje. Não apresentou nenhum efeito colateral após a primeira sessão de quimioterapia realizada ontem pela manhã. Comeu pouco, como sempre, bebeu um pouco mais de água mas o mais importante é que dormiu bastante e passou sem dor nenhuma, já efeito do tratamento. Até o momento já falou em levantar várias vezes, mas até agora nada, cada vez que falo e diz: daqui um pouco, daqui um pouco. E assim vai, tentando me enrolar, mas tudo bem, ele faz apenas o que tem vontade.
COMO AS MEDICAÇÕES SÃO ADMINISTRADAS?
No tratamento de quimioterapia existem várias formas de administração dos medicamentos. A via mais comum (usada no tratamento do tio ontem) é a endovenosa (no interior da veia). Mas também pode ser aplicada no músculo, embaixo da pele (subcutânea) e via oral (pela boca, claro). Outras vias de administração utilizadas com menor frequência são: intratecal (nos fluídos que circulam pelo canal vertebral), intra-arterial, intra-peritoneal (diretamente na cavidade abdominal) e intra-vesical (no interior da bexiga).
Às vezes o uso de cateteres totalmente implantáveis embaixo da pele, chamados de PORTH-A-CATH são necessários e ao qual o tio Sady será submetido no próximo dia 13. Antes porém fará mais duas sessões, dia 7 e 13, pela via endovenosa.
Um grande abraço a todos e até amanhã se DEUS assim o permitir. FIQUEM COM DEUS.