segunda-feira, 11 de junho de 2012

VISITANDO AS CIDADES DE TAPERA, VICTOR GRAEFF E NÃO-ME-TOQUE.

Olá meus amigos e queridas amigas.

Boa noite.

Pois é, aposto que muitos dos meus seguidores nunca ouviram falar nas cidades de Tapera, Victor Graeff e Não-Me-Toque (cujo município tentaram faz anos mudar o seu nome para Campo Real, mas a população continuou querendo não ser tocada, KKKK). Mas vamos continuar colocando maiores detalhes sobre cada município abaixo das fotos.

Um grande abraço a todos e até a próxima postagem se DEUS assim o permitir.

Na viagem entre XV de Novembro e Tapera parei no trevo de Ibirubá para ver como estava a muda de araçá vermelho que plantei no dia 14 de maio desse ano. Esta linda e já venceu a seca. Aproveitei para dar uma molhadinha.

Passando por Selbach dei uma paradinha no ...
... restaurante Pé de Cedro, do meu amigo Cézar Junges, que fica próximo ao trevo de acesso a Selbach ...

... onde plantei mais uma árvore, outro Araçá Vermelho ...
... que tem como padrinho o engenheiro florestal e meu compadre Cezar Junges.
Dia 6 de junho, depois de viajar por longos 37 km desde XV de Novembro, parei no pórtico de entrada de Tapera, conhecida como CIDADE CULTURA, cuja população aproximada é de 11 mil habitantes.
Uma paradinha na praça municipal de Tapera. Esse nome teve origem no rancho abandonado que servia de referência e pousada para os viajantes e tropeiros que viajavam das terras de Cruz Alta à Soledade. O casabre foi construído por Anastácio Lopes, o "castelhano", foragido da justiça Argentina, que utilizou a "tapera" como esconderijo.

Antes de encontrar onde estacionar, uma foto em frente a Igreja Matriz de Tapera, que é considerada Cidade Cultura em razão da qualidade de ensino em suas escolas, bem como pela sua diversidade cultural.
Prefeitura de Tapera, RS, cidade que se destaca pela beleza da planície em suas paisagens e por seu povo culto e ordeiro.

Tapera possui um dos maiores ginásios de esportes da região.

Neste trecho da avenida principal de Tapera e proibido a circulação de ônibus, caminhões e .... motor homes. Porque será?

Quem vive em Tapera vive numa terra que cultiva a Fé, o Trabalho e a Perseverança.

Estacionado no posto Central, do amigo e agora ...

... também compadre, Wilson Musskopf, padrinho...

... do Ipê roxo que plantei no pátio.

Eu não obedeci o 2º mandamento: além de pegadas deixei plantado um Ipê roxo.

Já na estrada, viajando para Victor Graeff, parei para almoçar neste posto, próximo da polícia rodoviária estadual.

Uma parada para registrar meus próximos destinos: Victor Graeff e Não-Me-Toque.

Chegando em Victor Graeff, a Cidade da Mais Bela Praça do Rio Grande do Sul.

Praça Municipal Tancredo de Almeida Neves, onde podemos apreciar mais de 200 esculturas em ciprestes, das mais variadas formas e tamanhos ...

... criação desse cidadão, Sr. Fredolino Selmiro Schmidt, 76 anos, que iniciou esse belo trabalho em 1989.

Eu e Bolinha entre duas esculturas. Esse trabalho é conhecido como Topiaria e quem o cria é o Topiador.

Estacionei minha casa ambulante num espaço existente na praça, próximo ao galpão do artesanato. Na frente parte da Igreja Evangélica de Confissão Luterana pois Victor Graeff possui predominâcia germânica, onde a língua alemã prevalece na zona rual e entre boa parte da população urbana.

Antes de receber o nome de Victor Graeff (em 23 de outubro de 1965) numa homenagem ao advogado e grande político Victor Oscar Graeff, municipalista convicto, um dos grandes responsáveis pela emancipação, o nome do local era Vila Cochinho.

Igreja matriz de Victor Graeff ...

... onde aproveitei a data de Corpus Christi para acompanhar a pequena procissão ...

... e participar da missa do Corpo de Cristo ...

... da qual Bolinha também esteve presente e se comportou igual gente grande. Se ele gostou? Não sei não, esse cachorro é muito metido, eu pergunto e ele nunca respnde.

Pena que o Museu Municipal de Victor Graeff estava fechada, ele fica junto a praça Tancredo Neves.

Minha vovó Eulália fazia pães, cucas e assava carne num forno a lenha igual a esse. A nova geração nunca viu coisa igual.

Em cada cidade que visito um local diferente para estacionar. Na minha vida não existe rotina em se tratando de paisagem.

Pretendo fazer um pequeno vídeo para mostrar as mais de 40 fotos que bati dessas esculturas. Em Ronda Alta também existe uma praça semelhante, o topiador de lá aprendeu com o seu Fredolino.

Outro compadre? sim, esse é o amigo Altevir Schmidt, padrinho do ...

... Ipê roxo que plantei na praça Tancredo de Almeida Neves.

Centro Administrativo de Victor Graeff, que tem em seus moradores um povo acolhedor e hospitaleiro que reflete sua alegria no dia-a-dia, cuidando de seus jardins, praças e ruas, tornando-as mais agradávei e belas.

Sexta-feira, 8 de junho. Já não estou mais em Victor Graeff, Acabei de chegar em Não-Me-Toque ...

Depois de estacionar o motor home peguei a bike e saí a pedalar pela cidade. Aqui passando pela praça municipal.

A bela e bem cuidada praça central de Não-Me-Toque.

Avenida principal de Não-Me-Toque, município gaúcho que um dia tentou ser Campo Real, mas esse nome não pegou, sendo recusado pela população num prebiscito local.

Plantando mais uma muda de Ipê roxo, a quinta árvore plantada em apenas 3 dias, em 5 cidades diferentes: XV de Novembro, Selbach, Tapera, Victor Graeff e Não-Me-Toque.

Plantei o ipê neste local onde fiquei estacionado.

Deixando o terreno do amigo Roberto Dauth, que também tem motor home... falando nisso...

... Isso sim que é motor home. Mas só mesmo tendo uma grande família para levar junto, senão é desperdício de dinheiro.

17 comentários:

  1. Não conheço muito mesmo. Acho que em Vitor Greff tem aqueles jardins lindos,não?

    abração,conta tudo!!chica

    ResponderExcluir
  2. Poxa amigo, vc me deixa sem palavras, sério, consigo imaginar cada cidade através das suas fotos, ouço o silencio das ruas, admiro profundamente esse plantio de arvores que vc faz deixando a sua marca e ainda um padrinho ou madrinha p cuidar delas, acho tudo isso incrível, essa cidade onde tem as esculturas, que coisa mais linda, e agente acha que só tem isso na Europa, rsrsr, fico maravilhada com tudo, minha bisavó tinha um forno desses ai da foto tbém! E o Bolinha, todo no estilo assistindo a missa! Enfim adoro tudo, só posso agradecer por me mostrar lugares que é muito pouco provável de um dia conhecer! Valeu!!!

    ResponderExcluir
  3. Quanta coisa interessante numa postagem só, Clemente!
    Achei ótima a sua ideia de ver como estão as mudas que você plantou. Afinal nem todas têm a sorte de contar com engenheiros florestais como padrinhos.
    Como as pessoas daí falam "Victor Graeff"? Pronunciam o "c" de "Victor"? O "Graeff" vira "Gréf"?
    Vou esperar pelo vídeo da topiaria. Imagino o trabalho que dá pra fazer e manter as esculturas.
    Estou aprendendo muito sobre o Rio Grande do Sul com essas suas viagens. Tem muita beleza e riqueza cultural, mas também tem estiagem e pessoas sofrendo com a seca e o frio. Tomara que chova logo!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Querido amigo!
    Que lugares maravilhosos!
    Amo a forma com que estás narrando suas viagens, nos dá a oportunidade de viajarmos contigo e conhecer um pouco deste lindo Estado.
    Percebe-se que essas cidades são pequenas,mas tem boa administração, prédios públicos bem cuidados, lindas praças e o melhor investem na educação como a(cidade cultura).
    O legal é que aproveitas e curti muito seu tempo,e o Bolinha é um bom companheiro heim,
    até na missa e procissão ele foi contigo.
    Abraços! Dias lindos e abençoados pra ti.

    ResponderExcluir
  5. Que máximo seu blog de viagens suas por este imenso e maravilhoso Brasil! Há tantos fatos e histórias a se conhecer dessa Terra gigante! Admiro pessoas que arriscam a vida viajando e ainda mais com um Trailler (ADORO TRAILLERS). A cada passagem sua uma plantação, vc não sabe o bem que faz plantando, dizem que quem nunca plantou, passou pela vida em vão. Amei essa cidadezinha Tapera, muito encantadora e sossegada, bem interior mesmo. Assim vc mostra que o Brasil tem muito a mostrar, tem tudo que se possa conhecer por cultura. Parabéns e agradeço muito pelos conselhos em meu cantinho, todos a mim são de grande valia e reflexão, muito obrigada tb por me considerar amiga, tb ganhei um amigo. Seja sempre muito bem-vindo em meu cantinho, vc já faz parte. Beijos e adorei! Estarei também seguindo e acrescentando seu blog em meu leio e recomendo. Fica com Deus e que ele o acompanhe e acompanhe seu cachorrinho nas viagens em paz.

    ResponderExcluir
  6. Oi mano, as meninas estão prontas para fazer aquele trabalho para você,é só avisar que as suas blogueiras estão disponíveis,beijocas.

    ResponderExcluir
  7. Oi Clemente,
    Que maravilha de se ver logo de manhã, ao abrir o computador...!! Como fiquei feliz em lhe conhecer (graças a você me encontrar, rs)!! A minha família e eu acampamos por muitos anos, depois, só eu sozinha e sempre víamos traler nos campings, o que me proporcionava imaginar ter um e fazer exatamente o que você faz, dar a volta no Brasil todo com ele...!! Que delícia!! Estou eu me realizando por meio de você, rs. Adoro cidades do interior bem cuidadas, como essas que você está mostrando. Parabéns!! pela iniciativa de plantar uma árvore, fiquei emocionada ao ver essa sua atitude, esse seu carinho pelo meio ambiente. Aqui, na minha Terra, Guaratinguetá-SP (Terra do primeiro Santo Brasileiro: Frei Antônio de Santanna Galvão, que é vizinha de Aparecida do Norte, onde 02 Papas vieram, em Guaratinguetá, também), existe um amigo que fundou uma ONG (Reflorestar é Viver - Luiz Bettoni) e distribui pela cidade inteira e por onde, propositalmente, visita (Rio+20, FLIP-Paraty, Congressos em Brasília etc...), mudas de árvores, com dizeres animadores para contribuirmos com o meio ambiente. Enfim, foi uma delícia vir aqui retribuir a sua visita e lhe seguir. Amei o Bolinha - fala prá ele, tá...?!Rs. Ah sim!, coincidência boa desse meu atual blog ser fundado no dia de seu aniversário. Legal!! Beijos, meu mais novo amigo e boas viagens e plantações por esse enorme Brasil... Nos conte sempre tudo. Estarei aqui esperando...!!Rs Vai com Fé...!!

    ResponderExcluir
  8. Muita paz nesses novos passeios/descobertas... Que bom que o nosso Brasil está recebendo mais árvores...
    Achei linda a praça com a Arte Topiária! Outro dia postei sobre isso...
    Abçs, Germano, e tudo de bom...

    ResponderExcluir
  9. Olá Irmãozinho Germano!!
    E meu sobrinho Bolinha, esta bem??
    Esta sua postagem esta um primor.
    Realmente um passeio e tanto!
    Lindas as esculturas..a igreja, as praças...
    E que bom que o planeta terra ganhou mais um ipê
    roxo, que além de sua beleza vai ajudar este
    planeta tão necessitado de areas verdes!!

    Um beijo em vc e um carinho no Bolinha..se cuida ai pelas estradas!!

    ResponderExcluir
  10. Querido amigo,


    Faça logo o vídeo que vai ficar show! Adorei as esculturas, a descrição tão carinhosa , as referências dos lugares e o comportamento do Bolinha haahhaha.

    Deixo um beijo carinhoso "procês" . Até a próxima parada!

    ResponderExcluir
  11. essas cidades pequenas do sul me parecem MUITO diferentes da referencia de cidade que eu tenho! alias, esse sul é lindo demais! até a proxima!

    ResponderExcluir
  12. Oi, fiquei pasma com tanta beleza, vc viaja muito mesmo! O bolinha é lindo...
    As fotos ficaram lindas querido, parabéns e boa viagem a gente se fala.

    Bjs

    Auxiliadora

    ResponderExcluir
  13. Germano,

    Eu vi o vídeo antes desse post, e agora vendo o seu trajetos, suas paradas pra plantar os ipês, a Missa de Corpus Cristi. Enfim, tudo muito lindo. Mas, não dá pra deixar de destacar mais uma vez, essa beleza de trabalho do Senhor Fredolino. O Brasil e o mundo precisa ver isso.

    Eu prefiro Mão-me-toque, do que Campo Real. Risos

    Gostei da roupa do Bolinha na Missa. Ele não lhe respondeu porque na Igreja não é lugar pra convesar. Kkkkk Amo esse Bolinha.

    Agora eu vou embora, afinal, tenho muitos outros blogs pra visitar e fique aqui quase duzentas horas. Risos

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Quanta coisa linda, Germano. E plantar Ipês pelo caminho já indica que vc é uma pessoa antenada com a vida.
    Parabéns, mil vezes.
    Bolinha, bem que gostaria de responder qdo vc fala. Por enquanto, só levanta as orelhas.

    ResponderExcluir
  15. Jorge Luiz Borges, 12 de agosto de 2012, 11:02
    Olá Germano!
    Que viagem maravilhosa, assim eu pudesse também um dia realizá-la. Mais que tudo, quero te parabenizar pela ótima e magnífica ideia no plantio dos Ipês roxos, ficará sempre na tua lembrança e que nunca te arrependerás dessa atitude. Siga em frente e que Deus ilumine SEMPRE teus caminhos por esse mundão afora.

    ResponderExcluir
  16. Apareça em Lages, Santa Catarina na Praça Passo Fundo, ver o que é praça e ver as ávores plantadas. Rua São Marcos no bairro Petrópolis.

    ResponderExcluir
  17. Pegando um gancho dos demais que me antecederam igualmente quero parabenizar vcs pelas "andanças" aí nessa maravilhosa região (que já me pertenceu, eis que vivi em Não-Me-Toque)mais ainda pelos registros fotográficos onde se viaja junto, como já foi dito e sem dúvida, pela marca maior, ou seja, o plantio das árvores. Deus os acompanhem SEMPRE!

    ResponderExcluir

OBRIGADO POR VIAJAREM CONOSCO DE MOTOR HOME.