quarta-feira, 2 de novembro de 2011

QUEM NUNCA SENTIU A DOR DE UMA PERDA?

Olá meus amigos e queridas amigas.
Boa noite.

Hoje foi um dia muito doloroso para todos nós. Sim, digo todos nós pois com certeza todos nós já passamos por esses momentos difícies que é a partida de um ente querido. Mas de todas as perdas a mais dolorida é a perda de uma filho (a). Ver partir um avó, avô, pai, mãe, tio (a), primo (a), irmão, irmã e até mesmo aquele amigo (a) inseparável faz parte do curso natural da vida. Assim que nascemos acendemos uma velinha que pode apagar-se a qualquer instante. Mas é perder um filho (a) é natural? Não, não mesmo. Só mesmo pela vontade de DEUS. Mas para uma mãe, por mais que já tenha passado por diversas perdas, ela não consegue superar a dor que fica cicatrizada em seu coração. Por mais que ela tenha vários filhos, aquele que se foi vai marcar para o resto de sua vida. Só com muita fé em DEUS e coragem ela vai encontrar forças para continuar vivendo, embora sua vontade seja ter partido com seu filho amado. Por isso, quero, em memória de minha sobrinha e afilhada MAYARA REGINA NEVES (filha da minha irmã Magda) abraçar todos vocês, meus amigos e seguidores, que assim como eu já experimentaram essa triste e amarga experiência.

Um grande abraço a todos e até amanhã se DEUS assim o permitir.
Através da lembrança desse anjo, minha amada e inesquecível MAYARA REGINA NEVES, sobrinha e afilhada, quero abraçar, neste dia de muita saudades,  todos os meus amigos que também sentiram na pele a perda de um ente querido. Que DEUS nos dê força e coragem para enfrentar esses momentos doloridos.
Sentir a perda de avós, maternos (Clemente e Eulália) ou paternos...
... pais (mamãe Morena e meu padrasto Arlindo) ...
... tios (Plínio, um dos 12 filhos de meus avós maternos) ...
... ou tio Sady (que amei como um segundo pai) ...
... ou ainda os tios Antônio e Evaldo.
Não conheci meu pai biológico (aqui no casamento com minha mãe Morena), Thedoro Helmuth Müller, que se matou aos 29 anos de idade. Eu tinha na época 1 ano e 3 meses.
Toda perda para nós é muito sentida. Mas nada se compara ao tamanho da dor de uma Mãe ao perder a filha amada. Só quem é Mãe e já passou por isso sabe o tamanho da cicatriz que fica no coração. (Minha irmã Magda e minha sobrinha Mayara).
Enquanto posso vou conservando os túmulos de meus entes queridos. Aqui descansam minha mãe Morena, meu padrasto Arlindo e a mãe dele, a vovó Leopoldina.
Neste túmulo estão os restos mortais de meu pai biológico (Theodoro) e do meu avô paterno, Germano Müller.
Uma triste realidade: Cadê os visitantes? Fiquei quase 3 horas no cemitério e acho que não passaram por lá mais do que 200 pessoas, quase todas elas de meia idade. E os jovens? quem disse que jovem vai em cemitério? Triste fim terão esses túmulos quando os mais velhos também partirem. Por isso meu desejo é ser cremado e minhas cinzas jogadas ao mar.




12 comentários:

  1. Quem nunca sentiu a dor de uma pedra??
    Eu não consegui sentir* aquilo que quiseste dizer... a pedra machuca e sangra, se for na cabeça dói muito , mas se essa pedra" é verbal dói mais ainda.
    Se puderes me explica, podes deixar a resposta desse enigma lá no meu canto, aproveita pra me visitar.
    Beijos da Mery*

    ResponderExcluir
  2. Clemente,
    Eu particularmente não gosto do dia de hoje, pois a romaria aos cemitérios me deixa meio deprimida. Sinceramente nao vou. As pessoas que se foram eu guardo bem no fundo do meu coração. A maior perda que eu tive até hoje foi do meu pai. Eu sinto uma saudade danada dele, mas não o vi no caixão, pois queria recordar dele vivinho, conversando, rindo, contando casos, me pegando no colo...
    Perder um filho??? Nem imagino como seria, eu acho que morreria junto, pois meus filhos são juntos o meu coração, a minha motivação de cada dia, o meu maior tesouro.
    Sinto por sua irmã, e por você e por todos que sentiram tanto a partida da Mayara. Acho que realmente é uma ferida que vai sangrar para sempre na alma da Magda.
    Beijokas doces meu querido amigo.

    ResponderExcluir
  3. Oi Clemente
    Estou chegando aqui através da nossa querida amiga Severa, e por aqui vou ficando.
    Sem dúvida, Clemente, perder um ente querido é muito triste, mas o tempo ameniza a dor e a saudade. Mas, perder um filho, não faz parte do curso natural da vida, é uma dor que nunca vai passar, muda totalmente a vida da família para sempre, nunca mais é a mesma. Muita fé e força para todos da família. Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Amigo Germano,boa tarde!!!
    Realmente,os jovens não frequentam os cemitérios e partilho com você o desejo de ser cremada...ontem não pude ir ao cemitério e fiquei amargurada por não fazê-lo.Meus mortos estão separados,cada um em um local e não consegui ir a nenhum deles.
    Tua sobrinha e afilhada deve estar junto aos anjos,pois também ë um deles.Já li a outra postagem que fez sobre ela e me encantei.Um beijo em tua irmã,amigo,que Deus lhe dê paz.
    Bjsssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  5. Oi Germano
    Passando pelo blog da Severa vim ve-lo no rastro rs
    É de fato um dia muito triste ,dia de recordar os nossos queridos que partiram.
    Até os sentimentos estão mudando a forma de externá-los, talvez seja esse o motivo da pouca presença nos cemitérios.O que é lamentável.
    Bonito post Germano de muito sentimento.
    deixo abraços

    ResponderExcluir
  6. Você tem razão, Clemente. A perda de uma criança marca a família toda. Também por isso, quero que meus órgãos sejam doados quando eu me for. Abraço!

    ResponderExcluir
  7. A pior dor que existe é a dor da morte, não existe remedio que cure essa dor! Estava zapeando pela net e achei o post muito emocionante! já estou a perseguir! beijos carinhosos

    ResponderExcluir
  8. Poxa que triste isso! Não tenho filhos ainda mas acredito mesmo que deva ser a pior dor do mundo. E que nós filhos já sabemos que um dia ficaremos sem nossos pais pela ordem biologica da vida. De alguma forma Deus já nos prepara para o inevitavel, mas o contrário é algo dificil de aguentar!
    Espero que essa dor amenize, sei que passar é impossivel.

    Vou te seguir aqui tb. Beijos e boa sorte a todos ai!

    ResponderExcluir
  9. Não tem dúvida sobre isso. Nenhuma mãe devia passar por essa dor. Uma dor que o tempo pode suavizar mas nunca apagará.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  10. Pois é caro amigo, que a saudade deles fique sempre em nosso coração! Bela homenagem!

    A amizade é um amor que nunca morre.
    Mario Quintana

    forte abraço,

    C@urosa

    ResponderExcluir
  11. Vou pedir a Deusa que conforte o coração de sua irmã e ajude ela a caminhar, com uma companheira chamada "saudade". Enxugando as lágrimas e abrandando a dor.
    Apesar de conhecer agora, sinto muito por sua perda...

    Abraços repletos de paz e solidariedade.
    Lua.

    ResponderExcluir
  12. Amigo, eu perdi meu pai, tem 13 meses... mas na verdade, eu nunca o tive. Foi um pai ruim, ausente, nunca cuidou dos filhos, nunca foi amigo, nunca pagou pensão... mas mesmo assim, eu sempre o amei, e continuo amando. Não há um só dia, em que eu me esqueça dele. Rezo todos o dias pelo meu pai. Foi a primeira pessoa que perdi na vida. Imagino que seria muito, mas muito mais difícil pra mim, se ele tivesse sido um pai legal! Hoje eu sonhei com ele. Agora, eu sinto que ele está bem. Eu escrevi sobre a morte dele no blog. O texto é forte, teve gente que me criticou... teve gente que pediu para eu apagar o post. Mas não posso apagar de mim, minhas memórias. E meu blog, é um resumo de tudo que sou... de tudo que sinto. Posso afirmar, que estou em cada linha escrita do meu cantinho... basta saber me ler nas entrelinhas. Se vc tiver um tempo, dá uma passadinha lá e leia... é um pouco forte. não é uma leitura gostosa de se fazer, mas foi necessária. Tá lá, tudo o que eu senti. O importante, é que apesar de tudo, eu não guardo rancor ou mágoa do Cancão. Eu continuo amando meu pai e peço misericórdia por ele, todos os dias. Bonito post o seu. Apesar de triste, das lembranças e saudades, eu acho bonito de ver cemitérios cuidadinhos. Já li a sua postagem sobre sua sobrinha e afilhada Mayara, e o altarzinho que vocês fizeram pra ela na montanha, perto do mar. Pode ficar tranquilo, amigo... Mayara está entre os anjos, cuidando de vocês. O duro mesmo, é segurar o coração de sua irmã, Magda... Isso aí é brabeza... Deve ser muito difícil para ela. Por isso, toda vez que vc estiver com ela, abrace-a com todo amor que você tiver. Ninguém deveria ver um filho partir... mas há algo além do nosso entendimento, que somente Deus sabe o porquê... Muita paz pra você e sua família, meu amigo. Mais uma vez, você provou o quão família você é. O vídeo o cemitério tá bonitinho. É esquisito falar isso para algumas pessoas... mas eu entendi a mensagem e gostei. Um beijo do fundo do meu coração pra você!!! Preciso ir... lavar o rosto e assoar o nariz rsss... chorei!

    http://andreiasieczko.blogspot.com/2010/11/ensaio-sobre-morte-021110.html

    Beijos!

    Andreia Sieczko

    ResponderExcluir

OBRIGADO POR VIAJAREM CONOSCO DE MOTOR HOME.