quinta-feira, 15 de setembro de 2011

NAVEGANDO E REDESCOBRINDO O RIO DOS SINOS NO BARCO MARTIM PESCADOR

Olá meus amigos e queridas amigas.
Boa madrugada.

Agora são aproximadamente zero hora e 30 min desta quinta-feira. Acabo de assistir ao jogo entre Brasil e Argentina, 0 x 0. Que jogo horrível. Um pesadelo. Até dormi boa parte da partida. Mas ontem foi uma tarde simplesmente maravilhosa. Naveguei no barco Martim Pescador pelas águas do rio dos Sinos. Aproveitei que alunos de uma escola de São Leopoldo, RS, iriam fazer o passeio e consegui uma cortesia do Sr. Pedro Teixeira, Coordenador Executivo do Instituto Martim Pescador. Pela manhã fui visitar o Museu do Trem. Amanhã deixo São Leopoldo e sigo para Novo Hamburgo.

Um grande abraço a todos e até amanhã se DEUS assim o permitir.

INSTITUTO MARTIM PESCADOR, criado em 6 de dezembro de 2002, é uma Instituição sem fns lucrativos que visa à preservação ambiental e a ordenação do desenvolvimento responsável da região em torno da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos.
O "carro-chefe" da instituição é este barco (MARTIM PESCADOR) em estilo Catamarã. Tem 16 metros de comprimento, 6 metros de largura e 2.20 metros de altura. Sua capacidade é de 48 passageiros sentados.

Desde a criação do Barco MARTIM PESCADOR (em 2003) até os dias de hoje, mais de 140 mil pessoas (sendo que 90% foram estudantes como os de hoje) já navegaram pelas águas do Rio dos Sinos ou pelo Lago do Guaíba.
O Instituto tem como objetivo fazer com que os estudantes e a comunidade em geral redescubram o Rio dos Sinos, através da utilização de navegações ecológicas, a bordo do barco Martim Pescador.
O Instituto desenvolve programas ambientais e turísticos que visem à conscientização sobre a preservação dos mananciais da bacia hidrográfica do Rio dos Sinos.
Durante o passeio, que dura aproximadamente 2 horas, os estudantes aprendem sobre os problemas do Rio dos Sinos através de uma aula de educação ambiental à bordo do Barco Martim Pescador.
Todos os anos o Instituto Martim Pescador participa de procissões alusivas à Nossa Senhora dos Navegantes nos municípios de São Leopoldo e Canoas.
Além das navegações com estudantes, o Instituto oferece também esse serviço à entidades, empresas e comunidades em geral.
Envolvendo estudantes e outras entidades, o Instituto realiza mutirões de conscientização e de limpeza em arroios e no Rio dos Sinos. Vejam o atual estado do Rio no dia de hoje.
Natasha (Biológa) e Lincoln (Gestor Ambiental) do Instituto Martim Pescador, participaram da navegação de hoje pelo Rio dos Sinos.
Eu com os novos amigos e amigas no final do passeio: Natasha (Bióloga), Caroline, Rita e Shana (Educadoras Ambiental do SEMAE), Guaxinim (Instrutor), Maria Luisa (marinheira do barco) e Marco Aurélio (Comandante do barco). O amigo Lincoln bateu a foto.
Comandante Marco Aurélio e Marinheira Maria Luisa S. Conceição foram os responsáveis pela navegação do barco durante o passeio pelas águas do Rio dos Sinos.
Esse é o famoso pássaro MARTIM PESCADOR, que dá nome ao Instituto. Tive a felicidade de poder fotografar ele. 
Pescadores aproveitam o belo dia de sol para tentar pegar alguns peixes nas águas do Rio dos Sinos.
Será que mora algum pescador num barraco desses? Pelo menos tem uma canoa por perto.
Olha o perigo! Crianças brincam na beira do Rio dos Sinos. Qual o futuro delas?
Adorei navegar pelo Rio dos Sinos. Esse passeio precisa ser melhor divulgado para que mais pessoas possam curtir momentos maravilhosos.


5 comentários:

  1. Bom alvorecer filho amado!
    Como é bom ter noticias de quem amamos...saber que vc está bem tudo fica confortante...aqui na minha Paraiba já estamos nos preparando para abraçar a praia,vc sabe que só duas estações predomina inverno e verão.como o inverno está terminando,jajá estaremos no verão.e eu como sou menina(já fui menina sim) de praia não perco o sol.Temos um cantinho lá na praia do Amor,que deves conhecer essa praia,que fica em Jacumã,vizinha a praia de Tambaba,me delicio naquela praia,vamos muito prá lá,mas ficamos no lado dos vestidos,kkkkkkk,tbm frequentamos os Cânnyons da praia da Tabatinga.Amo a natureza,pq me abastece nas escritas(coisas de escritor)
    por hj só,quem sabe amanhã tenho mais noticias interessantes e vc tbm...
    bjs para aquecer tua madrugada...

    ResponderExcluir
  2. Lindo passeio pelo rio que pena, poderia estar bem mais limpo e cuidado. Haja conscientização, não?

    abraços,chica

    ResponderExcluir
  3. A próxima vez, apanho boleia contigo...há tanto tempo que não navego num rio...O da minha terra, chama-se "Bons sinais".
    Beijo e bom fds.
    Graça

    ResponderExcluir
  4. Bonito o passeio. Algumas das fotos são lindíssimas. Pena a poluição no rio.
    Um abraço e continuação de boas viagens.

    ResponderExcluir

OBRIGADO POR VIAJAREM CONOSCO DE MOTOR HOME.