quarta-feira, 30 de março de 2011

NOTÍCIAS DO TIO SADY - INICIOU A QUIMIOTERAPIA

Tio Sady iniciou hoje o tratamento quimioterápico e felizmente passa bem. Graças à DEUS.Olá meus amigos e queridas amigas.

Boa noite.

Nosso amado tio Sady iniciou hoje pela manhã mais uma etapa em busca de sua recuperação. Por volta das 10.30 hs começou sua primeira sessão de quimioterapia e que durou 4 horas. Felizmente as notícias são boas pois ele apenas sentiu um pouco de náusea, não tendo outros efeitos colaterais. A Dra. Elizabeth pediu para ele ficar internado para um melhor acompanhamento do quadro clínico. Há poucos minutos a enfermeira mediu a pressão: 12 x 8, não tinha febre pois o termômetro marcou apenas 35.6º C. Nesse momento dorme profundamente no leito 9 do hospital militar.

O QUE ESPERAR DO TRATAMENTO?

A QUIMIOTERAPIA é um tratamento que utiliza medicamentos isolados ou em combinação, com o objetivo de combater as neoplasias (câncer) e destruir as células cancerosas. Esses medicamentos atuam em nivel celular (DNA), interferindo no processo de crescimento e divisão das células.

TODA QUIMIOTERAPIA É IGUAL?

Não. Existem vários tipos de medicações dentro do grupo da quimioterapia. O tipo de tratamento indicado vai depender de vários fatores, como: tipo de célula tumoral, órgão em que a doença se originou e extensão da doença, entre outros. Ela pode ser administrada sozinha ou em combinação com a radioterapia.

QUAIS OS POSSÍVEIS EFEITOS COLATERAIS?

Nem todas as pessoas tratadas com quimioterapia terão efeitos colaterais. O tratamento apresenta diferentes reações e estas podem variar de uma pessoa para outra. Os efeitos mais comuns são: náuseas, vômitos, diarréia, alopécia (queda temporária do cabelo), alteração do apetite, alteração do olfato, cansaço, mucosite ( feridas na boca), anemia, suscetibilidade a infecções, manchas na pele, reações alérgicas e febre.

PORQUE A QUIMIOTERAPIA PODE CAUSAR EFEITOS COLATERAIS?

Porque ela atinge todas as células que apresentam um crescimento rápido, não se restringindo apenas às células tumorais, mas também a algumas células normais como as da médula óssea, mucosas, cabelo, pele, etc.

Um grande abraço a todos e até amanhã se DEUS assim o permitir. FIQUEM COM DEUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR VIAJAREM CONOSCO DE MOTOR HOME.