sexta-feira, 20 de maio de 2011

NASCEU O PROJETO PLANTANDO ÁRVORES PELAS CIDADE QUE VISITAR.

No Horto Florestal do Litoral Norte, localizado em Tramandaí, RS, são cultivadas diversas plantas nativas, entre as quais o ARAÇÁ, a UNICANA, o IMBÉ e o INGÁ-FEIJÃO, além de Samambaias, Bromélias, Orquídeas e a Heliconia.

Argílio Gomes Pereira (esquerda) é o Diretor do Horto Florestal, criado em 1935 (o 1º  do Estado) como Centro de Fomento Florestal, tendo por função a produção de mudas de plantas nativas e exóticas, além de fazer a proteção e contenção de dunas.

Em 1993 o Horto passou a integrar as Unidades de Conservação Estaduais de uso indireto. Além das mudas citadas acima, o local produz ainda mudas de árvores nativas, principalmente frutíferas, essenciais para iniciar a recomposição de ecossistemas degradados pelo homem.

Atualmente o Horto possui área de 45,87 ha, faz parte da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí que abrange 18 municípios do Litoral Norte. O Decreto de criação, de nº 34.712, foi assinado em 26 abril de 1996.

Na foto meus amigos Délio, a estagiária de Ciências Biológicas Mônica Silva, Ariel e Cláudio, alguns dos responsáveis pelo Horto. O biólogo Fabiano Silva não estava no Horto.

Segundo a estagiária Mônica, que me deu 5 mudas dessa planta, o ARAÇÁ-AMARELO é uma árvore (ou arvoreta) que alcança o tamanho entre 3 e 6 metros de altura.

Minha ideia inicial era plantar a árvore numa escola, para as crianças cuidarem, mas como encontrei obstáculos, decidi plantar no CECLIMAR, em Imbé.

Esse foi o local escolhido pelo Padrinho da árvore,  um local bem úmido e com sombra.

Plantando minha primeira muda de árvore do Projeto, em Imbé, RS. Amanhã devo plantar uma em Tramandaí, RS.

Esse é RAFAEL TARRAGÔ, que trabalha no CECLIMAR e aceitou ser o Padrinho do ARAÇÁ-AMARELO. Valeu brother.

Que você tenha vida longa minha amiga. Essa é a primeira de muitas que plantarei pelas cidades que visitar por esse Brasil afora.

O ARAÇÁ-AMARELO é uma árvore frutífera, medicinal e alimento avifauna. Sua frutificação ocorre entre setembro e março.
Olá meus amigos e queridas amigas.
Boa tarde, quase noite.

Praticamente tudo pronto para o ínicio de mais uma giro de motor home pelas estradas do Brasil. Domingo de tarde vou até a cidade de Osório, distante apenas 18 km daqui de Tramandaí onde vou acampar no 18º Rodeio Internacional de Osório que começa oficialmente no dia 25 e vai até o dia 29. Serão 5 dias de muita festa num dos maiores rodeios da região.

Mas hoje é um dia muito importante, um marco histórico nessa minha nova jornada em busca de novas viagens e descobertas. Aceitando uma excelente idéia da minha amiga Ilse Maria Müller, nasceu hoje o Projeto PLANTANDO ÁRVORES PELO CAMINHO. Comecei hoje a tarde plantando a primeira muda, um pé de ARAÇA-AMARELO (Psidium Cattleyanum, da família Myrtaicae), nativa do nosso Rio Grande do Sul mas cultivada até a Bahia. Peço desculpas pois as primeiras fotos sairam fora do lugar. Culpa do programa kkkkk.

Um grande abraço a todos e até amanhã se DEUS assim o permitir. FIQUEM COM DEUS

Um comentário:

  1. Olá, tudo bem?
    Eu gostei muito deste projeto. É muito gratificante saber que tem pessoas boas neste mundo, que querem o nosso bem! Respirando melhor:) Um mundo com plantas e árvores. Isso é muito bom. Parabéns!!

    Beijos,
    Lenice Santos

    ResponderExcluir

OBRIGADO POR VIAJAREM CONOSCO DE MOTOR HOME.